Na 25ª edição, tradicional festa deve servir 10 toneladas de linguiça

Maracajuenses não gostam de revelar os segredos da iguaria local que foi parar no Guinness Book

0

Famosa não só em Mato Grosso do Sul, a linguiça de Maracaju, que foi até parar no Guinness Book tem sua tradicional festa, que chega à 25ª edição. O evento, que deve receber de 25 a 30 mil pessoas, começou nesta sexta-feira (3), com abertura às 19h e vai até domingo (5). Além de 10 mil kg da iguaria – 2 mil kg a mais que no ano passado – a festa conta com shows de diversos artistas, entre eles a dupla Maiara e Maraisa.

Segundo Julio Silva Carlonga, um dos integrantes da equipe do Rotary que realiza a Festa da Linguiça, os maracajuenses não gostam de passar o segredo da receita que tem quase 100 anos. Ele conta que a linguiça foi criada pelos primeiros colonizadores da região, vindos de Minas Gerais. “Naquela época não tinha energia elétrica, não podia armazenar, faziam e deixavam pendurada para conservar”, explica.

A iguaria é feita com carnes nobres, cortadas a mão. “Tem até um modo certo de cortar a carne”, conta o organizador. Ele revela que o tempero básico é sal, alho, cheiro verde, molho de pimenta apenas para dar um toque e, o que não pode faltar, laranja azeda. Na noite de abertura serão servidas apenas porções pelas barracas e volumes maiores de linguiça começam a ser assados a partir da manhã de sábado (4) para o almoço.

Durante os anos, turistas não só do interior de Mato Grosso do Sul, mas também de outros estados e até países passaram a visitar Maracaju para experimentar a famosa linguiça. “Tem gente que vem de caravana de outros estados”, conta Julio. Turistas da Alemanha, Inglaterra, Argentina, além do vizinho Paraguai, já estiveram na festa.

Programação – A programação começa nesta sexta-feira com show de Lauana Prado, autora do sertanejo “Cobaia”, com quase 130 milhões de visualizações no youtube.

No sábado o show continua no estilo sertanejo e têm três atrações. As irmãs Maiara e Maraísa e a dupla Lucca e Matheus dividem o palco com o DJ Ely Yabu. Os ingressos para o show custam a partir de R$30.

O almoço com a famosa linguiça acontece em dois dias, no sábado (3) e domingo (4), a partir das 10h. A refeição custa R$45.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here