Em Rio Brilhante Prefeito Donato concede reajuste aos servidores municipais

0

O mês de janeiro é marcado pela data-base de reposição salarial para os servidores da Prefeitura Municipal de Rio Brilhante. O índice definido para que seja feita a correção dos salários é o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), aferido pela Fundação Getúlio Vargas.

Ocorre que no período considerado para a verificação dessa correção (janeiro a dezembro/2017), o índice do IGPM foi negativo (-0,53%).

Desta forma, a Administração Municipal estaria desobrigada a conceder qualquer índice de reajuste aos servidores.

No entanto, o Prefeito Donato Lopes da Silva determinou que fossem realizados todos os esforços para verificar o que seria possível conceder aos funcionários municipais. Após os estudos, foi apresentada proposta aos servidores, em Assembleia convocada para o fim de discussão da data-base pelo Sindicato dos Servidores e Funcionários da Prefeitura (SINFUSP).

A proposta consistiu na compensação das perdas salariais originadas pelo parcelamento de reposição no ano de 2016 (no mandato do ex-prefeito). Para os servidores administrativos, foi concedido reajuste de 2,50%, que corresponde a essas perdas.

Já para os servidores do magistério, como a Prefeitura Municipal também já cumpre a lei que determina o pagamento do piso salarial nacional (Rio Brilhante paga salário acima do valor estabelecido) e da mesma estaria desobrigada em efetuar a reposição. No entanto, para também compensar as perdas do ano de 2016 foi concedido reajuste de 4,15%, referente a essas perdas e 2,66% para que o reajuste chegue ao mesmo valor de 6,81% concedido no piso nacional.

A proposta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia, pondo fim às perdas que decorriam do acordo coletivo assinado pela gestão anterior em 25/fevereiro/2016

O Prefeito Donato Lopes da Silva ressaltou que “estamos ainda num cenário de crise e para 2018 não há muitas perspectivas de melhoras na arrecadação. No entanto, graças ao trabalho sério e dedicação de toda equipe, temos conseguido priorizar os servidores. Por isso, chegamos a esse índice, para que nossos servidores não continuem amargando essas perdas de parcelamento de reposição do ano de 2016.”

Donato também destacou que Rio Brilhante é um dos poucos municípios brasileiros que está conseguindo pagar em dia os servidores. “Fechamos dezembro com todas as obrigações trabalhistas do ano de 2017 pagas antecipadamente (13º, acertos salariais, férias de  pessoal da educação, salário do mês).”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here