Após revisão, juíza manda cancelar 38% dos títulos de eleitor em município

Dos 51,5 mil inscritos para participarem da revisão eleitoral e cadastramento de biometria, 35,4 mil atenderam ao chamado do TRE

0

Decisão da juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, da 9ª Zona Eleitoral de Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande– determinou pelo cancelamento de mais de 19 mil títulos eleitorais no município, em decorrência da revisão do eleitorado e cadastramento biométrico, realizada de 3 de junho a 8 de outubro deste ano. A petição foi publicada na edição desta quinta-feira (24) do Diário Oficial do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e representa a 38% do total de inscritos na Justiça Eleitoral do município.

Conforme a publicação, o eleitorado convocado para revisão com coleta de biometria no município foi de 51.548 pessoas –referente ao total de inscritos e transferidos para a cidade de 1º de janeiro de 1986 a 3 de junho de 2019 na 9ª e na 51ª Zona Eleitoral. O procedimento, conforme salientou a juíza eleitoral, ocorreu sem incidentes ou impugnações, contando ainda com “ampla divulgação da realização do processo revisional e convocação do eleitorado”.

Nas eleições de 2016, foram totalizados 58.136 votos, com 17.707 abstenções –representando 75.843 eleitores.

O relatório do sistema ELO, usado pela Justiça eleitoral, confirmou o comparecimento para revisão de 23.527 eleitores. Com as atualizações decorrentes, foram complementados os dados e totalizados 35.456 eleitores que compareceram à revisão.

O relatório alusivo a cancelamentos de títulos de cidadãos que não atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral apontou que 25.846 não estiveram no Fórum Eleitoral. A atualização dos dados realizada em 15 de outubro reduziu o montante para 19.791 inscrições a serem canceladas. O número teve aval do Ministério Público Eleitoral e recebeu decisão pelo processo de revisão e cancelamento dos faltosos.

O resultado segue, agora, para análise e homologação do Tribunal Regional Eleitoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here