Administração municipal de Nova Alvorada do Sul e COOPERNAS iniciam atividades da Campanha da Coleta Seletiva com panfletagem

0

Administração municipal de Nova Alvorada do Sul e COOPERNAS iniciam atividades da Campanha da Coleta Seletiva com panfletagem

Administração municipal e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Alvorada do Sul, deu início na campanha de conscientização sobre a importância da coleta seletiva no município de Nova Alvorada do Sul, com uma panfletagem, na tarde da última segunda-feira (25), que contou com a participação do prefeito Arlei Barbosa.

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

Por que separar os resíduos sólidos urbanos?

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

Como funciona a coleta seletiva?

As formas mais comuns de coleta seletiva hoje existentes no Brasil são a coleta porta-a-porta e a coleta por Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). A coleta porta-a-porta pode ser realizada tanto pelo prestador do serviço público de limpeza e manejo dos resíduos sólidos (público ou privado) quanto por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. É o tipo de coleta em que um caminhão ou outro veículo passa em frente às residências e comércios recolhendo os resíduos que foram separados pela população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here